quarta-feira, 8 de julho de 2015

A IDEIA



"Mas Micka, África do Sul?" - Ouvi isso um zilhão de vezes, das mais diversas pessoas. 


Não sei se é a ideia de África que as pessoas tem, de que é chão batido, tribos, seca, leões e guerreiros Masai; não sei se é o fato de eu ir sozinha; não sei o motivo, mesmo, de tanta surpresa. Ninguém faria essa pergunta se eu tivesse decidido fazer meu estágio nos Estados Unidos ou na Inglaterra, né? Depois a gente fica reclamando que os estrangeiros acham que o Brasil é só samba e futebol. Queria trazer todo mundo pra cá e ver a cara da galera quando visse aquele aeroporto gigantesco de Johannesburgo, ou o shopping onde eu vou no mercado aqui em Capetown.



Mas, enfim, pra quem estiver interessado em saber sobre esta experiência... let's get started:

Termino a faculdade de Medicina agora em dezembro, e o último semestre a gente deve fazer estágios optativos (no que a gente quiser, onde a gente quiser). Eu até pensei em ir pros USA ou pra Europa, mas considerando o meu interesse pela infectologia, não achei que fosse ser tão interessante. E, desde pequena, eu sempre tive uma "coisa" com a África. Sempre achei muito intrigante. Seguindo o lema do "Por que não?", lá fui eu procurar em que lugar da África eu poderia ir. Acabei me deparando com um programa de infectopediatria na Stellenboch University, em Capetown, África do Sul. Além de a África do Sul ser um país mais desenvolvido que o resto da África (e aí ser mais tranquilo eu convencer minha família, hehe), o programa era simplesmente sensacional. Seriam 4 semanas, 2 semanas com a HOPE (uma organização que trabalha na atenção primária, na comunidade, e na atenção terciária - no hospital mesmo); e mais 2 semanas com a Kid-Cru Unit, que trabalha com pesquisa sobre HIV. Depois de algumas dezenas de e-mails, here I am. Vou ficar 6 semanas aqui, as duas primeiras na internação pediátrica, e depois essas 4 semanas que eu citei anteriormente.


O processo em si foi relativamente simples, a universidade é relativamente bem organizada, bem como possui uma estrutura preparada pra receber estudantes estrangeiros. A Stellenboch University tem um campus principal e um campus só da área da saúde, o Tygerberg Campus. Conforme o andar da carruagem, eu posto fotos do campus. É fantástico! O campus é junto ao Tygerberg Hospital, um hospital público daqui, que recebe muitos dos casos complicados (que não podem ser manejados em hospitais menores),e tem praticamente todas as especialidades. Vou falando mais sobre ele depois.



Buenas, esse post era mais pra explicar daonde surgiu a ideia... Viajar sozinha pra outro continente com certeza não é a coisa mais simples de se fazer, mas não me arrependo por um segundo sequer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário