sábado, 11 de julho de 2015

O CAMPUS



O que dizer desse Tygerberg Campus, que mal conheço e já considero pakas? #sddsorkut

Como eu expliquei num outro post, o Tygerberg Campus é o campus da Faculty of Medicine and Health Sciences. A universidade é particular, e é uma das quatro instituições em que se pode cursar Medicina na África do Sul. QUATRO. Isso mesmo. Não é essa palhaçada que estamos vendo no Brasil. Ou seja, é bem difícil querer ser médico na África do Sul - por vários motivos, que provavelmente farei um post explicando. O campus tem vários prédios, onde ficam salas de aula, setores administrativos, biblioteca, laboratórios, o hospital (que é gigante e será descrito nesse post) e os alojamentos dos alunos. Além disso, tem academia, mercadinho, papelaria, restaurante, quadras de squash, quadras de tênis e mais um monte de coisas que eu ainda nem fui ver. Vamos pras partes mais relevantes:

  •  Meu alojamento:




Tirei uma foto panorâmica pra ajudar na ideia... Este é o International Students Lodge, um alojamento só pra estudantes internacionais (dã!), que vieram fazer estágios optativos aqui. Tem uma estrutura bem boa... Que vai ficar melhor em breve. É um alojamento enorme, com piscina e tudo... nas próximas semanas deve terminar a reforma do salão de entretenimento, onde vai ter sofás e uma TV gigante. Looking forward to that! O alojamento é composto por várias unidades (que vão de A a L, se não me engano). Cada unidade tem uma cozinha, banheiros e alguns quartos. Tô no Lodge D, que tem 6 quartos. Comigo moram 2 alemãs (que dividem um quarto), um alemão e um britânico. Os quartos são individuais ou duplos - e você pode escolher, conforme disponibilidade. Os quartos são bem básicos: cama, armário, escrivaninha e espelho. Mas ninguém precisa muito mais que isso, né? A gente tem faxineiras que trocam os lençóis e toalhas uma vez por semana, e dão uma geral na limpeza. Nos demais dias é por nossa conta. Como diz nosso aviso na cozinha "Sexy people dean their own dishes". No geral, no alojamento, são todos europeus. Sou a única não-europeia e a primeira brasileira a pisar na faculdade, hehe. Tá sendo bem bacana essa experiência com os europeus e meu inglês definitivamente tá adquirindo um sotaque britânico!

  • The Tygerberg Hospital
Vocês podem estar se perguntando porque eu coloquei uma planta do hospital... pois bem, "senta que lá vem história". O hospital foi construído na épica do Apartheid, e tem esse formato em H (duas torres interligadas) por um motivo: foi planejado para ter uma torre para brancos e uma torre pra negros. E mais: os médicos brancos atendiam os pacientes brancos, os médicos negros atendiam os pacientes negros. Cada um no seu quadrado; no caso, na sua torre. Entretanto, os médicos brancos podiam atravessar para o outro lado e atender pacientes negros; enquanto o contrário não era verdadeiro. Hoje, evidentemente, não existe mais essa divisão, e as alas são ocupadas conforme especialidades. O hospital é gigante, cheio de alas, corredores, portas e passagens secretas, hehe. Quase me senti em casa, porque lembra muito a Santa Casa, é fácil de se perder aqui. Como falei em outro post, o hospital é público. A estrutura é bem pior do que a gente tá acostumado a ver na Santa Casa, mas se for comparar com a estrutura do Conceição, não fica tão distante. Mesmo assim, os móveis são velhos, as paredes precisariam de reforma, mas dá pra ver que eles fazem o melhor que conseguem. A ala pediátrica é toda pintada à mão, com desenhos do Frozen e outras coisas coloridas... Boa vontade é universal na área da saúde. Acaba sendo engraçado ver os europeus chocados com as coisas do hospital (e eles acham engraçado eu ficar tão tranquila)... a verdade é que a gente convive com um sistema de saúde bem parecido com o sul-africano, onde há pouco dinheiro e muito desse pouco acaba nas mãos erradas. Mas, vamo que vamo. É muito bom ver tanta gente querendo fazer sua parte e tornar a vida das pessoas melhor.


Do campus era resumidamente isso que eu queria registrar... Em breve posto novas coisas :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário