sexta-feira, 17 de julho de 2015

WINE TASTING

"Beba vinho para o espírito e para a boa digestão. Beba vinho na festa e na solidão. Beba vinho por cultura ou por educação. Beba vinho porque... Bem, você encontrará uma razão" - L.F. Veríssimo.

Minha família toma muito vinho. Muito mesmo. Cresci convivendo com vinhos e suas harmonizações com as mais diversas comidas. Virou um hábito. Nos dias frios, nos dias de comemoração, nos dias de tédio, nos dias em que der vontade... Não sou nenhuma expert em vinho, mas certamente sei dar o devido valor a essa bebida digna dos deuses. Pois bem, a África do Sul é um país que tem crescido muito no mercado do vinho. Quarta-feira fomos visitar uma das vinícolas próximas do nosso campus. Constantia é um "subúrbio" de Capetown, e possui diversas vinícolas - uma com a vista mais incrível que a outra.
Inicialmente, iríamos só passar a tarde na Groot Constantia, fazer o tour e degustar alguns vinhos. O dia estava perfeito pra isso, a temperatura girava em torno dos 15ºC em um céu azul com pouquíssimas nuvens.



Quando chegamos à Groot Constantia, boas notícias: o tour incluía degustação de vinhos E chocolates (gritinhos histéricos). E, melhor ainda, por R100 (o que, se vocês ainda não descobriram a conversão, é algo tipo 30 reais). SENSACIONAL.
(Pausa pra minha foto de turista)
Fizemos o tradicional tour pela Groot Constantia, com várias explicações técnicas e etc (nada muito diferente do que a gente vê em Bento Gonçalves). Como resumir a experiência? Muuuuito turístico. Não acrescentou muita coisa no meu conhecimento sobre vinho, não me surpreendeu mas também não me decepcionou.


Vamos à parte interessante: degustação. 


O ambiente era bem interessante; o guia tinha aquele inglês atravessado dos sul-africanos... mas nada que não desse pra entender. Eram 5 vinhos pra degustação: sauvignon blanc, chardonnay, pinotage shiraz e gouverneurs reserve. Obviamente não vou me prestar a descrever todos eles pra vocês... mas o que cabe aqui é dizer que tem muito valor a gente parar pra realmente DEGUSTAR um vinho, sentir a explosão de sabores e como cada vinho "reage" numa parte diferente da boca. Mas, honestamente, nenhum vinho me chamou atenção suficiente. Não compraria (e nem comprei) nenhuma garrafa dessa vinícola. Vinhos bons, mas nada demais. 
Mas porque sequer estou citando essa vinícola então? PORQUE OMG OS CHOCOLATES.

Pra cada vinho, um chocolate. Fomos orientados a degustar o vinho. Sentir o aroma do chocolate. Sentir o aroma do vinho. Provar o chocolate. Sem exageros, os chocolates mais cheirosos que eu já vi. Era possível perceber traços de cada vinho em cada chocolate. Uma experiência muuuuuito interessante em termos de paladar. Queria comprar barras do chocolate de chardonnay. E olha que eu nem sou muito do vinho branco.

Mas voltemos à maior crítica a Groot Constantia: waaaaay tooo touristic. A degustação parecia aquela coisa do "tomem logo o vinho, vocês nem entendem nada mesmo, próximo vinho, vamos lá". Muito frustrante. Porque apesar de sermos jovens, todos ali estávamos interessados em aprender, em saborear com calma... óbvio que no grupo do tour haviam várias pessoas away, que não estavam nem aí. Enfim. Acho que pra chamar de degustação é imprescindível respeitar o timing, deixar as pessoas saborearem teu produto - mas ok. Tiramos a foto tradicional do grupo... e fomos pra outra vinícola, porque todo mundo queria uma degustação de verdade.

Lá fomos nós pra Beau Constantia. O que dizer da segunda vinícola do dia? OH YEAH.


Beau Constantia me lembrou daquele filme "Um bom ano", em que o cara larga tudo e vai tomar conta de uma vinícola. Porque dá vontade. Mesmo. Uma vista incrível, um atendimento sofisticado e ao mesmo tempo descontraído. Por R45 era possível degustar 3 vinhos diferentes e escolher o preferido como 4ª taça. Mas com tempo. Com muito tempo. Foi um final de tarde excelente. Todos na mesa conversando, rindo, trocando ideias e degustando vinhos MUITO bons. Agora sim. Vinhos com poesia. Um em homenagem ao dono das terras, chamado de "No name" (porque o dono não queria seu nome nas garrafas... o rótulo consiste apenas em um retrato de sua vasta barba); um vinho em homenagem à filha (um vinho muito sofisticado, elegante), e um vinho em homenagem ao filho (um vinho encorpado, com sabores marcantes, pra combinar com a personalidade forte do filho)... Isso sim é uma vinícola. Encerramos com chave de ouro essa degustação, com planos de visitar mais algumas (várias) vínicolas nas próximas semanas. 

Pra encerrar, duas fotos:
SIM, ATÉ O BANHEIRO TEM UMA VISTA LINDA!

SENSACIONAL EM QUALQUER LÍNGUA


Nenhum comentário:

Postar um comentário