sábado, 11 de julho de 2015

SOBRE O NOME DO BLOG

Me dei conta que ainda não havia escrito sobre o nome do blog. "Sawubona" logo apareceu pra mim quando embarquei no vôo pra África do Sul, pois é o nome da revista da SAA. E eu fiquei imaginando o que seria, porque certamente aquilo não era inglês. Logo que me acomodei aqui no alojamento fui procurar o que significava... Sawubona signfica "eu vejo você". Mas obviamente é muito mais profundo que isso.
Acho que uma das respostas mais completas está aqui nesse link aqui.

Realmente recomendo que vocês cliquem e leiam/ vejam o vídeo. É muito interessante!

Eu sempre fui apaixonada pela filosofia Ubuntu. Inclusive, um dos "post-it" que aparecem no meu desktop vem com a seguinte frase: "Ubuntu não significa que a pessoa não se preocupe com o seu progresso pessoal. A questão é: o meu progresso pessoal está ao serviço do progresso da minha comunidade? Isso é o mais importante na vida. E se uma pessoa conseguir viver assim, terá atingido algo muito importante e admirável." --- sempre leio isso quando tô cansada/irritada, e me ajuda a deixar o egoísmo de lado e tentar ser uma pessoa melhor!

Enfim, pra quem ficar com preguiça de clicar, deixo aqui um trecho sobre sawubona que diz bastante:

"Seeing is a dialogue. It establish you as a witness to some phenomenon that can also be a witness to your own presence. When two human beings meet in this gesture of sawubona, the acknowledgment is, we see each other. That becomes an agreement, because we're obligated, from that point, to affirm the reality that seeing has empowered us to investigate our mutual potential for life. So it invites us to communicate. If we are seeing each other, why are we here at the same time. What has this moment of time given us to be able to do. So it's an invitation to participate in each other's life."


Acho que toda minha ideia de vir pra cá, e tudo que eu tenho vivenciado aqui até agora tem sido bem nesse sentido. Cada pessoa que eu conheço me dá o direito e dever de investigar nosso potencial, nos comunicar e descobrir porque estamos aqui juntos, qual o sentido de tudo o que vivemos e viveremos. Participar da vida das pessoas é uma das coisas mais lindas!

Então...
Sawubona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário