terça-feira, 14 de julho de 2015

SE QUISER AJUDAR, COMECE NÃO ATRAPALHANDO

Um post de utilidade pública - e pra vocês rirem da desgraça alheia.

Vim pra Capetown com uma razoável quantia em dinheiro (rands - moeda sul-africana) e dois dos meus cartões: o meu do Santander (débito e crédito Mastercard integrado) e o meu American Express. Cheguei aqui e foi tudo lindo. Todos os supermercados e restaurantes aceitam tanto Mastercard quanto Amex, e consegui passar débito e crédito sem nenhum problema.

Ai mas cadê a desgraça alheia desse post?

Pois bem. Fui ficando sem dinheiro vivo aqui e precisava dele em espécie pra pagar uma parte do carro que estamos alugando. Ok, Ótimo. Tem um ATM (caixa eletrônico) há cerca de 30 passos do meu alojamento. E tem um outro dentro do hospital.

Mas que maravilha, Micka. Pra que esse post então?

Porque eu passei dois dias tentando tirar dinheiro daqueles malditos ATM e não dava certo. Com nenhum dos cartões. De jeito nenhum. Obviamente eu já havia, antes mesmo de sair do Brasil, avisado ambas as empresas de que eu iria utilizar o cartão na África do Sul (tanto é que eu estava conseguindo usar eles pra pagamentos em todos os lugares). Por que raios então não consigo fazer a operação mais básica de todas que é sacar dinheiro? "Vai ver todo fazendo errado". Perdi a conta de quantas vezes eu fiz o processo de colocar o cartão e digitar a senha. Aparecia uma tela de "crédito" ou "débito", após aparecia a tela de "quantia" e depois a tela "de onde eu gostaria de tirar dinheiro", Independente do que eu apertasse, sempre dava erro ou "operação não autorizada" e a maldita máquina cuspia meu cartão.

Pois bem, vamos à solução de todos os problemas: - ÔÔÔ MÃÃÃÃÃÃÃEEEEE!

- Como minha mãe resolveu  resolvemos  o Amex: Eis que quando tu liga lá e avisa que vai usar o cartão no exterior eles registram a liberação da operação pra crédito. E não te perguntam se tu quer liberar pra saques. Tá SERTO. Mas ok, em uma ligação isso foi resolvido. 

- Como resolvemos (dessa vez todo mundo tem sua contribuição) o Mastercard: Primeiro minha mãe ligou pro Santander, que disse que minha conta era integrada crédito/débito, então uma vez liberado pra uma coisa, tá liberado pra todas. Ok. Vou lá eu tentar sacar de novo, ver se aparece alguma coisa na tela, tentar descobrir. Nada. Maldita máquina cuspidora de cartão. Pra completar, ela ainda fica mostrando as coisas em português, o que me dá mais raiva ainda - se fala a minha língua porque não tá funcionando como as máquinas do meu país?! Volto pro meu quarto. Leio mil blogs de viagem e coisas do gênero. Alguém escreveu que independente de tu querer sacar da tua conta corrente, por alguma razão tu tem que clicar em "crédito" na primeira tela. Ok. Volto pela milésima vez pro ATM, apesar da certeza que eu já tinha tentado isso antes. Nada. Imaginem o meu bom humor. Volto pro meu quarto. "Oi mãe, então...". Minha mãe liga pro Santander. Finalmente fala com uma mocinha muito simpática que dá o passo a passo de como sacar dinheiro no exterior. Minha mãe me manda no facebook a seguinte mensagem: 
"1. Inserir cartão > escolher a opção mastercredit na tela > digitar a senha do cartao multiplo > vai aparecer a tela "Em que posso ajudar?" (ou algo parecido em inglês) > Selecionar 'get cash' > Selecionar "check" e depois o valor"
MAS MÃE NÃO APARECE GET CASH E ESSA PORCARIA DE ATM APARECE TUDO EM PORTUGUÊS!
Insiro o cartão. Seleciono crédito. Coloco a senha. Aparece pra escolher um valor. Digito. Aparece as opções "cheque", "poupança" e "cartão de crédito". 
Aí que a luz divina bate nas nossas cabeças e OMG TUDO É TÃO CLARO AGORA. A tradução desses ATM é feita por algo pior que o Google Tradutor. Cheque não significa cheque como a gente tá acostumado no Brasil (e como seria no português) - cheque é pra ser tua conta corrente. E a gente devia 

Sim. Reflitam. É aquela velha história. O melhor jeito de ajudar alguém é não atrapalhando. Eu vim pra África do Sul. Me deixem com o inglês. Não tentem traduzir pra português o maldito caixa eletrônico.

Quando hoje pela manhã finalmente consegui sacar meu dinheiro, a alegria foi tremenda.
Tanto que, finalizada a operação, quando apareceu "Obrigado" na tela, nem respondi "F*** you" pro caixa eletrônico.

- Pra vocês verem que nem tudo são passeios e criancinhas fofas no meu dia-a-dia aqui em Capetown.

Nenhum comentário:

Postar um comentário